quarta-feira, 8 de dezembro de 2010

Bacon Beer! Aecht Schlenkerla Rauchbier.

Comecei a degustar cervejas em Agosto desse ano de 2.010. Uma das vantagens de os parentes descobrirem que você está degustando é que eles já sabem o que te dar de presente. Assim, meu cunhado apareceu lá em casa com a Aecht Shckenkerla Rauchbier para eu degustar, sem ter ele a menor idéia do que era uma Rauchbier. Confesso que pretendia degustá-la mais adiante, mas já que veio de presente...
Aecht Schlenkerla Rauchbier By Monich
Já no copo mostra ao que veio. Líquido bem escuro, creme que subiu pouco, de média consistência, de cor bege clara e de pouca persistência. Baixa carbonatação. Muito, mas muito aroma de bacon e defumados. Isso mesmo, bacon e defumados.
A impressão é que a cerveja ficou do lado da churrasqueira em um dia que foi utilizada lenha verde. Se eu não soubesse que era cerveja acho que não bebia. A impressão que dava é que iria beber bacon líquido. Só que o sabor estava mais leve e agradável. De qualquer forma sobressaiu o gosto de fumaça.
já o gosto de bacon veio bem de leve e não desagradou. Senti também um amargor bem pronunciado. É realmente uma cerveja de muita personalidade e com muito corpo. Para ser degustada aos poucos..O retrogosto, para mim, apareceu salgado. É uma boa experiência e sensação pois é uma cerveja diferenciada e, na minha opinião, para amantes da cerveja quem já tenham uma experiência em degustação. Pode assustar muito a princípio. Resumo final, agradou e muito, mas se for degustar, vai devagar.
Para registro,  Mirian não gostou.

Resumex:
Estilo: 22A. Classic Rauchbier
Álcool (%):  5,10%
Ingredientes: Água, malte e lúpulo.
Cervejaria: Brauerei Heller-Trum
Site: http://www.schlenkerla.de/
Localização da Fábrica: Bamberg - Baviera - Alemanha
País de origem: Alemanha
Tipo de Copo: Cilíndrico
Temperatura de serviço: Entre 5 e 7 graus
Volume:  500 ml
Preço Médio: R$ 16,50
Onde comprar: Em Joinville encontrei no supermercado Big da Beira Rio.
Degustada em: 12/10/2010


Mais sobre o Estilo:
Conforme o BJCP (Beer Judge Certification Program) o Estilo 22. Smoke-Flavored E Wood-Aged Beer é subdividido em três:
22A. Classic Rauchbier - Smoked Beer
22B. Other Smoked Beer
22C. Wood-Aged Beer
A classificação em um estilo ou outro está relacionada com os ingredientes, tipos de maltes, graduação alcoólica, coloração e IBU amargor.
A Aecht Schlenkerla é classificada como 22A - Classic Rauchbier.
Conforme Ronaldo Morado, no livro "Larousse da Cerveja", em uma Classic Rauchbier parte do malte utilizado é seca por defumação com madeira. Em função disso os aromas e sabores valiram do levemente queimado ao tostado parecido com bacon.


Curiosidades:
  • Rauchbier é um jeito alemão de cerveja de baixa fermentação no qual a secagem do malte de cevada se faz com a  queima de madeira, que produz fumaça. Antigamente este processo era muito utilizado na Alemanha, mas foi sendo substituído por outros métodos que davam maltes mais claros, devido ao sucesso das cervejas claras.
  • O nome Schenkerla vem do dialeto da Francônia, no qual uma certa forma de andar era chamada de "schlenkern", sendo atribuída ao efeito do álcool. É o famoso andar de bêbado. As pessoas foram chamando a taberna da cervejaria por este nome, que permanece até hoje. O la final é um sufixo diminutivo típico do francônio.
  • Nos rótulos das garrafas há um desenho que mostra esta forma de andar, inclusive atribuída a um antigo proprietário. O nome completo da cerveja resulta da união das palavras Aecht, que significa genuíno em alemão antigo, Schlenkerla, que descreve a forma engraçada de andar e Rauchbier, cerveja defumada, já que rauch é fumaça em alemão. Schlenkerla é uma cerveja escura, aromática,  com 13,5 por cento de extrato original, equivalente a um teor alcoólico de 5,1 por cento. 
Fonte das curiosidades: Só restam duas cervejas defumadas de Bamberg por Celso Nogueira, disponível em   http://www.charutosebebidas.com.br/materias/so_restam_duas_cervejas.html


Cerveja em Vídeo:
Pesquisei mas não encontrei um vídeo da Aecht Schlenkerla, porém fica aí o vídeo comédia da bacon beer.



Meu Ranking no Estilo:
Como já é a segunda degustada do estilo 22A. Classic Rauchbier, vamos ver como ficou a atualização do ranking no estilo:
1 – Aecht Schlenkerla Rauchbier
2 – Eisenbahn Rauchbier


Cerveja com aroma de bacon. Por essa vocês não esperavam não é? Nem eu.
Sigo então, surpreso com bacon e feliz com o sabor defumado. 
Até o próximo...

2 comentários:

  1. Degustei em Pomerode por indicação de um garçom no restaurante Siedlertal. Ótima cerveja. Preço 18,00.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Anônimo, obrigado pelo acesso e comentário.
      Realmente pra quem gosta de cerveja com toques defumados essa é uma excelente cerveja.
      O preço até que está razoável.
      Um abraço e saúde.
      Monich

      Excluir