segunda-feira, 14 de novembro de 2011

Zehn Bier Tipo Porter! Por aqui em SC tem muita cerveja boa.

Da minha infância tenho bem a lembrança do cheiro de malte da produção de cerveja. Minha avó materna morava em frente da fábrica da Antarctica e os aromas eram bem fortes por lá. Minha mãe trabalhava em uma distribuidora da Brahma e alguns parentes trabalhavam ou já haviam trabalhado em fábricas de cervejas. Sendo assim, de alguma forma a família sempre teve alguém ligado com cerveja, seja bebendo, seja distribuindo,  seja produzindo. Um desses parentes é, na minha opinião, ainda hoje, um dos maiores mestres cervejeiros do Brasil, Curt Zastrow.
Foto: http://www.senhorsabor.com.br
A degustação de hoje é uma de suas obras atuais, a Zehn bier Porter.
Zehn bier, foto By Monich
Excelente aparência com um líquido bem escuro e brilhoso, creme bege, alto, denso e cremoso, que durou bastante.
Aromas bem agradáveis com leve caramelo, café e um toque herbal do lúpulo.
No sabor é possível perceber logo de início o malte torrado com toques de café, caramelo e um amargor intenso, mas bem inserido. O retrogosto é torrado, seco e provoca uma leve picância.
Cerveja de corpo médio que dá uma sensação seca e torrada bem agradável e com uma baixa carbonatação, que é comum para esse estilo de cerveja.
Para o meu gosto essa é realmente uma excelente cerveja, com destaque para o amargor que apesar de alto fica bem equilibrado. Creio que parte do amargor seja proveniente do próprio malte torrado, pois é um pouco diferente daquele amargor só de lúpulo que estamos acostumados. Lembrando também que essa é uma Porter de baixa fermentação.

Resumex:
Álcool (%):  5,60 %
Ingredientes: Água, malte pilsen, malte torrado, lúpulo e levedura..
Cervejaria: Hezbier Cervejaria Ltda.
Website: http://www.zehnbier.com.br/
Estilo: 12B. Robust Porter.  
Tipo de Copo: Tulipa, Caldereta
Volume:  600 ml
Temperatura de serviço: entre 8 a 12 graus
Preço Médio: R$ 10,00
Onde comprar: Em Joinville na Brothaus e no Angeloni.
País de origem: Brasil
Localização da Fábrica: Brusque - SC
Degustada em: 04/09/2011.

Curiosidades:
  • A Cervejaria ZeHn bier foi fundada em 2003 pela família Zen, uma das mais tradicionais de Brusque.
  • O nome ZeHn foi dado a partir de uma alteração do sobrenome da família, acrescentando um H, que corresponde à primeira letra do nome do empresário Hylário Zen, autor da idéia e líder do projeto.
  • Desta forma a palavra "ZeHn" (que quer dizer "dez" em alemão e cuja pronúncia é "tzehn") foi incorporado à cervejaria e ao nome do próprio chope..
  • A Zehn bier Porter é produzida com três tipos de malte: pilsen, caramelo e torrado. 
  • Conforme informações obtidas no website da cervejaria, essa Porter é produzida com uma receita que estava mantida em segredo por mais de 30 anos pelo Mestre cervejeiro e é somente produzida pela ZeHn Bier.

Mais sobre o Estilo:
Conforme o BJCP (Beer Judge Certification Program) o Estilo 12. Porter é subdividido em seis:
12A. Brown Porter
12B. Robust Porter
12C. Baltic Porter
A classificação em um estilo ou outro está relacionada com os ingredientes, tipos de maltes, graduação alcoólica, coloração e IBU amargor. A Zehn bier Porter é classificada como 12B. Robust Porter. Conforme Ronaldo Morado, no livro "Larousse da Cerveja", as cervejas desse estilo são densas, encorpadas e amargas. São escuras com boa formação de espuma castanha.

Cerveja em Vídeos:
Não encontrei muitos vídeos sobre a cerveja mas esse feito pelo também blogueiro Celso (http://www.gazetadopovo.com.br/blog/bardocelso/vale a pena assistir:

Zehn Bier

Ranking no Estilo:
Essa é a segunda cerveja do estilo Robust Porter que eu degusto, então vamos atualizar o ranking no estilo. Eu sei que parece puxasaquismo, mas pelo meu gosto a Zehn fica no topo.
1 - Zehn Bier Porter
2- Colorado Demoiselle.

Sigo eu, orgulhoso pela história familiar com cerveja e fazendo de tudo para que essa cultura seja repassada e cresça.
Até o próximo...

2 comentários:

  1. Estou degustando uma breja sul a mericana... Nunca havia experimentado. Foi surpreendente. Sabor diferenciado das demais. Muito boa! Será a minha predileta agora!

    ResponderExcluir
  2. Hoje comprei a sul Americana,Moro em registro sp,paguei /R$ 6,69 na garrafa de 600ml,comprei 4garrafas,achei muito boa pelo preço que paguei.

    ResponderExcluir