segunda-feira, 12 de dezembro de 2011

Becker's Super Strong - Bem alcoólica

Mais uma vez o Supermercado Angeloni fazendo a festa. Daqui a pouco vão pensar que eu sou patrocinado pelo Angeloni. Bem que eu queria. Na verdade esse é um diferencial desse supermercado, então temos que valorizar. Dessa vez aproveitei e comprei a Becker's Extra Forte que chamou a atenção pela lata preta e dourada, parecia o Lotus do Senna, e também pelos 8% de álcool.

Bercker's Extra Forte By Monich
Pela imagem dá para confirmar que é uma cerveja com uma cor dourada um pouco mais escura, quase um mel, e bem brilhante. O creme branco subiu mais ou menos, ficou com pouca consistência e média duração, mas deixou marcas no copo e um fio fino ficou sempre presente.
Nos aromas o malte domina e não dá espaço pra mais nada. Lúpulo? Não senti aroma algum.
No sabor, o adocicado caramelado vem potente, até um tanto desequilibrado. Toques de licor e de whisky são claramente perceptíveis e o álcool também aparece logo e forte.
O retrogosto fica mais alcoólico e licoroso.
É uma cerveja bem encorpada, com a sensação de que deve ser bebida em pequenos goles e quase nada de carbonatação.
É uma opção para quem quer conhecer uma cerveja potente e alcoólica, mas realmente tem algo destoando nela. Na minha opinião é o álcool que está muito alto e perceptível. Além disso, poderia ter um toque de amargor a mais.

Resumex:
Álcool (%):  8,0 %
Ingredientes: Água, malte de cevada, xarope de glucose, extrato de lúpulo, antioxidante ácido ascórbico.
Cervejaria: Brauerei Becker.
Grupo: Karlsberg.
Estilo: 23. Specialty Beer – Malt Liquor
Tipo de Copo: Taça ou Tulipa
Volume:  500 ml
Temperatura de serviço: entre 8 a 12 graus
Preço Médio: R$ 4,00 (na promoção)
Onde comprar: Em Joinville só encontrei no Angeloni.
País de origem: Alemanha
Localização da Fábrica: Essa lata foi fabricada em Lachambre na França.
Degustada em: 04/09/2011.

Curiosidades:
  • A Brauerei Becker parece ter sido mais uma das cervejarias que não resistiu ao mundo capitalista. Sua história inicia-se em St. Ingbert, região de Saarland na Alemanha, divisa com a França onde os irmãos Friedrich Becker, George Becker e Charles Becker, em 1 de Outubro de 1877, após adquirir a Irmãos Groß'sche cervejaria, via leilão.
  • Assim como a maioria das demais cervejarias teve problemas econômicos com a primeira guerra mundial. Manteve-se de pé e ainda conseguiu adquirir outras cervejarias na década de 50/60 como aDonner-Brauerei GmbH (Saarlouis) em 1954  e a Brauerei KG Paque em 1967 (St. Wendel)
  • Em 1989 a Brauerei Becker foi comprada pela Karlsberg, uma das maiores cervejarias da Alemanha que atualmente tornou-se um grupo Kalsberg com várias marcas de cerveja. Forma da Alemanha o grupo Karslberg é chamado Karlsbräu para diferenciá-lo da dinamarquesa Carlsberg.
  • Em 1998 ocorreu o encerramento da fabricação de cerveja na Brauerei Becker em Ingbert  sendo essa transferida para a vizinha Karlsberg Brauerei em Homburg.
  • Um fato bem interessante foi a criação do coral na cervejaria. Acesse e veja mais informações em http://www.chorderbrauereibecker.de/.
  • Além da enorme chaminé, outro item de bastante destaque é a arquitetura do prédio e da torre da Brauerei Becker. Ela é realmente diferenciada, bonita e serviu de logo para bolachas, canecas, etc..

Mais sobre o Estilo:
Conforme o BJCP (Beer Judge Certification Program) Specialty Beer não é um estilo e sim uma categoria. Nela são colocadas todas as cervejas que não pertencem aos demais estilos. Conforme Ronaldo Morado, no livro "Larousse da Cerveja", alguns exemplos dessas bebidas se apresentam com denominações próprias como:
Honei Beer
Imperial Porter
Classic American Cream Ale
Non-alcoholic-Beer
Malzbier
Malt Liquor
English Pale Mild
Isso não determina que não sejam excelentes cervejas. Apenas não possuem estilos próprios.
De qualquer forma elas devem usar no mínimo 20% de malte de cevada em sua produção e não devem ser nem parecer artificiais.

Cerveja em Vídeos:
Não encontrei comerciais mas sim um vídeo montado a partir de imagens da cervejaria.

Brauerei Becker's



Ranking no Estilo:
Bem, já que Specialty Beer não é um estilo e sim uma classificação, vou utilizar um ranking por denominação. Esse então é o ranking para 23. Specialty Beer - Malt Liquor:
1 - Bavaria 8.6 Special Blond Beer

2 - Becker's Super Strong

As cervejarias estão realmente sendo muito afetadas pela economia e já são muitas as que foram transferidas para a mão de grandes conglomerados.
Esperamos que as receitas e o amor por fazer cerveja não sejam perdidos.
Sigo eu, degustando muitas diferentes cervejas, seja em casa, em restaurantes, em festivais e nos encontros cervejeiros.
Até o próximo....

2 comentários:

  1. Salve Monich,

    Tomei algumas destas, a Strong e Pils, que comprei no Angeloni também.

    Concordo com as suas percepções, e também percebi em ambas um sabor metálico muito forte, talvez levei azar nesta promoção ... rs*

    Abraço,
    Kohlbach.

    ResponderExcluir
  2. Mestre Kohlbach, é um prazer receber sua visita.

    Também comprei algumas latas na promoção e fiquei um pouco arrependido.... mas com paciência tomaremos todas.

    Um abraço.
    Monich

    ResponderExcluir