sexta-feira, 24 de fevereiro de 2012

Hacker Pschorr 1417 - Isso mesmo.

Eu juro que estava só passeando pelo supermercado mas quando vi aquela garrafa diferenciada de cerveja fiquei parado. Olhando, olhando, olhando. Pensei. Já pensou se eu deixo para comprar outro dia e chego aqui e não tem mais. Decidi. Vou levar essa Hacker Pschorr 1417 hoje mesmo.


Hacker Pschorr 1417 - Foto By Monich
Logo que levada ao copo vê-se que é uma cerveja diferenciada com um líquido de uma cor dourada clara e levemente turvo. Creme branco, de média altura, boa consistência e média duração, ficando só um fiozinho.
No aroma percebi bem o malte e nada de lúpulo. Levemente lembrou-me o aroma de mosto antes da fermentação.
O sabor é predominantemente maltado, com o lúpulo sumido, leve fermento e toques de biscoito, pão e mel. Também é possível perceber uma leve picância e um azedo bem fraquinho. Retrogosto curto e maltado.
Cerveja de corpo leve, alta carbonatação, refrescante e fácil de beber. Pelo tanto que viajou essa cerveja ela surpreende.
A impressão é de estar tomando um chope engarrafado que veio direto da Alemanha.
Vale a experiência e a garrafa merece ser guardada.


Resumex:
Álcool (%):  5,50 %
Ingredientes: Água, malte de cevada, lúpulo e levedura.
Cervejaria: Hacker-Pschorr Brewery - Paulaner Gmbh & CO KG.
Website: http://hacker-pschorr.de
Estilo: 23. SPECIALTY BEER - Kellerbier  
Tipo de Copo: Weizen
Volume:  500 ml
Temperatura de serviço: entre 0 a 4 graus
Preço Médio: R$ 12,00
Onde comprar: Em Joinville só encontrei no Angeloni.
País de origem: Alemanha
Localização da Fábrica: Munique - Alemanha
Degustada em: 26/10/2011.

Curiosidades:
  • A história da Cervejaria Hacker-Pschorr começa a ser contada em 1417, noventa e nove anos antes de ser criada a Lei de pureza Alemã. 
  • O nome atual da cervejaria remete à duas tradicionais cervejarias de Munique, que nesses anos passaram por algumas junções e separações.
  • A primeira união entre a Hackerbräu e a Pschorrbräu aconteceu por volta de 1800. 
  • Em 1944, já separadas, a Pschorr teve os seus equipamentos bombardeados durante a segunda Guerra, e a Hacker permitiu que a Pschorr utilizasse seus equipamentos para manter a produção ativa. 
  • Em 1972 veio a ultima união, que dura até hoje. 
  • A cervejaria é atualmente uma das seis grandes de Munique, e faz parte do grupo Paulaner.
  • Ela se enquadra o estilo Keller Bier, um raro e antigo estilo de produção alemão. 
  • Basicamente, trata-se de uma lager, não pasteurizada e não filtrada, que são fermentadas em tanques abertos dentro de caves.
  • Fonte: http://www.costibebidas.com.br/produto_detalhado.php?referencia=cerveja_hacker_pschorr_anno_1417&categoria=209. 
  • Essa cerveja leva em seu nome o ano da fundação da cervejaria Hacker-Pschorr. Se trata de uma cerveja da categoria “naturtrübes Kellerbier”, que traduz por “cerveja de sótão”, naturalmente turva. “De sótão” (Keller), pois, antes da invenção da refrigeração se armazenava a cerveja no sótão onde a temperatura não subia durante o verão. 

Cerveja em Vídeos:
Só achei esse vídeo que tem uma sequência de imagens da Hacker Pschorr. A música de fundo é de uma grande bande que sou fã, Rammstein.


Hacker Pschorr



Ranking no Estilo:
Sendo essa a primeira Kellerbier que eu degusto então estamos inaugurando mais um novo ranking.
1 - Hacker Pschorr 1417

Sigo eu, produzindo, bebendo e postando.
Até o próximo...

quarta-feira, 22 de fevereiro de 2012

Brooklyn Brown Ale! Excelente Experiência.

Logo que comecei a fazer cerveja na panela tentei fazer uma do estilo Brown Ale que sempre me agradou por ser escura, levemente amarga e com toques de chocolate amargo. Só que errei totalmente a receita e acabei fazendo uma Porter que após alguns ajustes virou uma Robust Porter a Black Hawk Down. Bem mas não é sobre cerveja de panela o post hoje. Eu procurei uma cerveja do estilo Brown Ale no supermercado e para minha surpresa encontrei Brooklyn no Angeloni. Então aproveitei para conhecer as famosas cervejas da Brooklyn e comprei a Brooklyn Brown Ale.


Brooklyn Brown Ale - Foto By Monich
Começamos bem. O visual é muito surpreendente. Líquido cor de cobre mas que contra a luz fica avermelhado escuro.  Creme bege bem formado, que subiu bem, ficou bem cremoso e consistente e durou bastante. 
Os aromas também estavam excelentes com caramelo, mel, açúcar queimado, chocolate amargo, torrefação e um leve cítrico, provavelmente de lúpulo. 
O sabor dessa cerveja também surpreendeu. Caramelo bem leve e toques de chocolate amargo. Notei ainda uma acidez fraca que não atrapalha e um amargor na medida. O álcool também se apresentou. O retrogosto é seco e amargo de curta persistência.
Cerveja de pouco corpo, baixa carbonatação, leve e muito agradável.
Pelos aromas espera-se uma cerveja mais encorpada e adocicada, mas, para minha grata surpresa, ela é leve e amarga. Muito boa. Essa Brooklyn Brown Ale você deve experimentar. 


Resumex:
Álcool (%): 5,6 %
Ingredientes: Água, malte de cevada, lúpulo e levedura.
Cervejaria: Brooklyn Brewery.
Website: http://www.brooklynbrewery.com
Estilo: 10C. American Brown Ale.
Tipo de Copo: Taça
Volume: 355 ml
Temperatura de serviço: entre 8 a 12 graus
Preço Médio: R$ 8,00
Onde comprar: Em Joinville já encontrei no Angeloni e no Beer Code do Shopping Garten.
País de origem: EUA
Localização da Fábrica: Nova Iorque - EUA
Degustada em: 25/10/2011.


Curiosidades:
  • A cerveja Brooklyn nasceu de uma situação inusitada. O correspondente internacional da Associated Press Steve Hindy, que atuava em países do Oriente Médio onde a posse e o consumo de bebidas alcoólicas eram proibidos, aprendeu a fazer sua própria cerveja. Foi assim que, durante seis anos em terras distantes e não amigáveis ao tradicional hábito americano, ele pôde manter o costume de apreciar sua bebida favorita.
  • Quando retornou aos Estados Unidos, Hindy se juntou ao ex-bancário Tom Potter e, em 1987, fundou a Brooklyn Brewery, com logotipo desenvolvido pelo designer gráfico Milton Glaser, criador do ícone I Love NY. 
  • A ampliação do leque de produtos também foi confiada a um mestre: o respeitado cervejeiro Garrett Oliver passou a atuar na Brooklyn Brewery, desenvolvendo novas cervejas que ganharam inúmeros prêmios nacionais e internacionais. Outros detalhes da história da cerveja Brooklyn estão relatados no livro “Beer School: Bottling Success At The Brooklyn Brewery”.
    Fonte: 
    http://www.tartoni.com.br/blog/blog/a-historias-das-cervejas-brooklyn-novidade-do-cardapio-do-tarotni
  • Em 1989, o primeiro caminhão da empresa passou a fazer entregas de cervejas em Nova York.
  • Em 1996 o prefeito Rudy Giuliani cortou a fita oficial da abertura da primeira cervejaria no Brooklyn em Williamsburg.
  • Essa seria a primeira cervejaria de Nova York desde o fechamento da Schaefer & Rheingold fechada em 1976.
  • Hoje a Brooklyn Brewery esta entre as 40 melhores cervejarias da America e Brooklyn Larger esta entre os chops tops em na cidade de Nova York.Fonte: http://novayorkturismo.com/cervejaria-brooklyn-brewery/
  • A Brooklyn Brown Ale combina o melhor desses dois estilos clássicos e adiciona um caráter Americano, com boa presença dos lúpulos American Fuggle, Cascade e Willamette. 
  • A Brooklyn Brown Ale é uma das cervejas escuras mais populares do Nordeste americano

Mais sobre o Estilo:

Conforme o BJCP (Beer Judge Certification Program) o Estilo 10. American Ale é subdividido em três:
10A. American Pale Ale
10B. American Amber Ale
10C. American Brown Ale
A classificação em um estilo ou outro está relacionada com os ingredientes, tipos de maltes, graduação alcoólica, coloração e IBU amargor. A Brooklyn Brown Ale é classificada como 10C - American Brown Ale. Conforme Ronaldo Morado, no livro "Larousse da Cerveja", cervejas desse estilo possuem aromas com traços de nozes, caramelo e chocolate e com notas cítricas do lúpulo utilizado. O forte caráter maltado contrabalança o amargor que, junto cm a boa carbonatação e teor alcoólico, confere uma sensação seca ao final da degustação.

Cerveja em Vídeos:

Encontrei vários vídeos da Brooklyn mas nenhum específico da Brown Ale. Seguem dois que separei.
Brooklyn Brewery


Garrett Oliver - Harmonizar Cervejas e Comidas


Ranking no Estilo:
Consultando meus arquivos essa é a segunda cerveja nesse estilo que eu degustei. Vamos atualizar o ranking:
01 - Brooklyn Brown Ale
02 - Devassa Negra

Sigo eu, animado por tanta opção de cervejas diferentes atualmente e fazendo uma nova lista de compras.
Até o próximo...

segunda-feira, 20 de fevereiro de 2012

Nem todas são iguais - Colorado Appia

Nesse calor do verão cai muito bem uma cerveja de trigo. Eu tenho degustado bastante cervejas de trigo mas a maioria é muito parecida. Procurei então uma que tivesse algo diferente mas no estilo. Encontrei a Colorado Appia que utiliza mel de abelhas em sua receita.


Colorado Appia - Foto By Monich
Aparência muito boa com um líquido laranja brilhante e menos turvo. Creme branco, de média altura, boa consistência e média duração. Chamou atenção a cor mas o creme poderia subir um pouco mais. 


Colorado Appia - Foto By Monich
Nos aromas eu esperava banana e cravo mas não teve não. Leve cítrico e um toque ácido. 
Assim como nos aromas o sabor também diferenciou-se das demais cervejas de trigo. Percebi um leve frutado e o amargor chamou atenção. Não é comum para esse estilo de cerveja. De retrogosto ficou uma Leve picância cítrica. Cerveja de médio corpo boa carbonatação leve e refrescante. 
É uma excelente cerveja de trigo, diferente na coloração, por ter menos creme, por não ter os aromas e sabores comuns de banana e cravo e principalmente pelo toque a mais de amargor. O mel, sinceramente, não percebi. 
Para quem estava procurando uma weissbier um pouco diferente está de bom tamanho. Experimente e veja se você gosta ou não. 


Resumex:
Estilo: 15A. Weizen/Weissbier
Álcool (%): 5,5%
Ingredientes: Malte de cevada, malte de trigo, mel de abelhas, lúpulo e fermento.
Cervejaria: Cervejaria Colorado (Beertech Bebidas e Comestíveis Ltda.)
Localização da Fábrica: Ribeirão Preto - SP - Brasil
País de origem: Brasil
Tipo de Copo: Weizen
Temperatura de serviço: entre 5 a 7 graus.
Volume: 600 ml
Preço Médio: R$ 15,00
Onde comprar: Eu comprei na Brothaus mas também no quisque da Beer Code no Joinville Garten Shopping.
Degustada em: 22/10/2011

Mais sobre o Estilo:
Conforme o BJCP (Beer Judge Certification Program) o Estilo 15. German Wheat And Rye Beer é subdividido em quatro:
15A. Weizen/Weissbier
15B. Dunkelweizen
15C. Weizenbock
15D. Roggenbier
A classificação em um estilo ou outro está relacionada com os ingredientes, tipos de maltes, graduação alcoólica, coloração e IBU amargor. Essa Colorado é classificada como 15A. Weizen/Weissbier.
Conforme Ronaldo Morado, no livro "Larousse da Cerveja", esse estilo é originado do sul da Alemanha. As cervejas desse estilo normalmente não são filtradas e por isso tem aparência opaca. Tem creme abundante, alta carbonatação (efervescência) e com leve sabor de fruta que pode ser de banana, maça ou ameixa.

Curiosidades:
  • O nome Appia é uma referência às abelhas. Abelha em latim é "Apis".
  • A Cervejaria Colorado, com muita coragem, inova utilizando sempre algum ingrediente nacional nas suas cervejas, como o mel de abelhas na Appia.
  • Conforme informações do Website oficial da Colorado a Appia é fabricada desde 1997, atualmente é a mais consumida entre as fabricadas pela Cervejaria Colorado.
  • O mel utilizado na Colorado Appia é o Mel de Laranjeira.
  • Os rótulos da cerveja Colorado foram elaborados em parceria com o historiador cervejeiro americano Randy Mosher.
Cerveja em Vídeo:
Encontrei vários vídeos sobre a Colorado Appia porém são vídeos pessoais de pouca qualidade. Então vamos ficar com o vídeo institucional da Cervejaria Colorado.

Vídeo Institucional da Cervejaria Colorado.


Meu Ranking no Estilo:
Esse realmente é um ranking com muitas opções. Aproveitei para fazer algumas alterações depois de novas degustações. Então vamos atualizar o ranking do estilo 15A. Weizen/Weissbier. Vamos então atualizar o Ranking:
01 - Coruja Alba
02 – Edelweiss Weißbier Hefetrüb
03 - Primátor Weizenbier
04 - Erdinger Urweisse
05 - Franziskaner Heffe-Weissbier Hell
06 - Paulaner Hefe-Weissbier Naturtrüb
07 - Alenda Bier Weissbier
08 - Licher Weizen
09 – Bierland Weizen
10 - Eisenbahn Weizenbier

11 - Colorado Appia
12 - Backer Trigo
13 - Schneider Weisse Unser Original TAP 7
14 - OPA Bier
15 - Bierbaum Weiss Helles
16 – St. Gallen
17 - Schlau Hefeweizen
18 - Erdinger WeissBier
19 - Bohemia Weiss
21 - Petra Weiss Bier
22 - Erdinger Champ

Procurando bem é possível encontrar cervejas bem diferenciadas. E o momento está perfeito para encontrá-las já que o mercado está a cada dia nos trazendo cervejas novas e de todos os lugares.
Sigo eu, de olho vivo em todas as importadas, nacionais e caseiras.
Até o próximo......

sexta-feira, 17 de fevereiro de 2012

Na Jamaica de Bob Marley também tem Cerveja. Red Stripe.

Alguém ainda tem dúvida de que a embalagem e o visual vendem? Pois eu não tenho. Essa cerveja eu comprei pelo visual da garrafa. Simulando garrafas antigas de remédio elas chamam bastante sua atenção. Então foi assim que adquiri a Red Stripe para experimentar.


Red Stripe - Foto by Monich
Com um belo visual a Red Stripe apresenta um líquido dourado clarinho, brilhoso e translúcido. Um creme branco, de boa altura, média consistência e pouca duração.
Já os aromas se apresentaram muito leves com toques de cereais, malte e biscoito. Melhorou um pouco à medida que a temperatura da cerveja foi subindo.
No sabor chamou atenção a evidência do malte Já o lúpulo não deu as suas caras. Amargor levíssimo. Também identifiquei uma leve oxidação mas nada que atrapalhou. O retrogosto é curto e maltado. De corpo leve, média carbonatação é uma cerveja simples e refrescante.
O destaque vai para a boa quantidade de malte presente nessa cerveja e para a refrescância apresentada. Vale a pena comprar e experimentar.

Resumex:
Álcool (%): 4,70 %
Ingredientes: Água, malte, levedura e lúpulo.
Cervejaria: Desnoes & Geddes Ltda
Estilo: 1C. Premium American Lager.
Tipo de Copo: Chopp ou Pilsner
Volume: 330 ml
Temperatura de serviço: entre 0 a 4 graus
Preço Médio: R$ 11,00
Onde comprar: Em Joinville é possível encontrar no Beer Code no Joinville Garten Shopping
País de origem: Jamaica
Localização da Fábrica: Kingston - Jamaica
Degustada em: 19/10/2011.

Curiosidades:

Mais sobre o Estilo:
Conforme o BJCP (Beer Judge Certification Program) o Estilo 1. LIGHT LAGER é subdividido em cinco:
1A. Lite American Lager
1B. Standard American Lager
1C. Premium American Lager
1D. Munich Helles
1E. Dortmunder Export
A classificação em um estilo ou outro está relacionada com os ingredientes, tipos de maltes, graduação alcoólica, coloração e IBU amargor. A Red Stripe é classificada como 1C. Conforme Ronaldo Morado, no livro "Larousse da Cerveja", Uma Premium American Lager deve ter teor alcoólico entre 4,6% a 6,0% e conter maior teor de malte de cevada o que força bem o aroma, torna a cor mais dourada e levemente doce. Em função disso, é utilizado mais lúpulo para aumentar o amargor.
Cerveja em Vídeos:
Vídeos comerciais da Red Stripe são facilmente encontrados na internet. Separei dois deles:

The Red Stripe Ambassador


Red Stripe Comercial


Meu Ranking no Estilo:
Com essa são vinte e duas cervejas já degustadas do estilo 1C. Premium American Lager. Vamos atualizar o ranking no estilo:
01 – Heineken
02 - Coruja Extra Viva
03 - Coruja OTUS
04 - Bierbaum Gold
05 – Petra Aurum
06 - Stella Artois
07 - Bamberg Pilsen
08 - Zillertal
09 - Paulistânia
10 - DaDo Bier Lager
11 - Eisenbahn Pilsen
12 - Saint Bier In Natura
13 - Carlsberg
14 - Kaiser Gold
15 - Isenbeck
16 - Rasen Bier Pilsen
17 - Red Stripe
18 - Cerpa Export
19 - Miller Genuiine Draft
20 - Brahma Extra
21 - Birra Moretti
22 - Amstel Pulse

Sigo eu, feliz com as novas opções de cervejas disponíveis em Joinville.
Até o próximo...

quarta-feira, 15 de fevereiro de 2012

FIX Hellas. Mais uma cerveja vinda da Grécia.

Em um tour pela Europa alguns amigos não me deixaram na mão. Essa cerveja é mais uma que eu recebi de presente do amigo Fábio Cascaes logo que ele voltou da viagem para a Grécia. Novamente meu muito obrigado pela FIX Hellas.

FIX Hellas - Foto By Monich
Boa aparência com um líquido bonito, bem dourado. Creme branco, média altura, boa consistência e pouca duração.
Bastante aroma de malte mas pouco aroma de lúpulo.
De sabor ela é maltada com um leve dulçor que logo vem acompanhado de um fraco amargor do lúpulo. Retrogosto maltado e curto. Cerveja de pouco corpo, baixa carbonatação, leve e refrescante.
É uma boa cerveja, puro malte, mas na minha opinião ainda faltou corpo, lúpulo e carbonatação. 
De qualquer forma valeu a experiência.

Resumex:
Estilo: 1B. Standard American Lager
Álcool (%): 5,0%
Ingredientes: Água, malte, Lúpulo e levedo.
Cervejaria: Olimpic Brewery S.A.
Localização da Fábrica: Atenas - Grécia
País de origem: Grécia
Tipo de Copo: Pilsner
Temperatura de serviço: entre 0 a 4 graus.
Volume: 500 ml
Preço Médio: Não tenho ideia.
Onde comprar: Em Joinville não encontrei. O jeito é pedir para algum amigo trazer.
Degustada em: 10/10/2011

Curiosidades:
  • A cervejaria Fix foi fundada em 1864 por Johann Karl Fuchs (em grego: Κάρολος Ιωάννου Φιξ, Karolos Fix Ioannou) em Atenas, Grécia. 
  • Ela perdeu o primeiro lugar no mercado grego em 1973 e continuou a declinar até 1983.
  • Em 1995, as marcas FIX foram comprada por D. Kourtakis do Banco Nacional da Grécia, que tinha recebido as marcas FIX na liquidação da empresa. Kourtakis organizou a Cervejaria Olímpicos (Ολυμπιακή Ζυθοποιία) para produzir Hellas FIX cerveja e com um novo design no rótulo que lembra muito o rótulo FIX original.
  • A cerveja nova não não apresentou um bom resultado financeiro e, em 2009, com os Jogos Olímpicos em vista, a cervejaria foi vendida para Hitos AVEE. 
  • Em 2010 a cerveja FIX estava novamente disponível. A cerveja tem um novo rótulo, com referências a as medalhas de ouro e os prêmios conquistados pela cerveja FIX original. Uma campanha publicitária agressiva, com referências ao forte legado histórico de cerveja FIX na sociedade grega, sofreu, impulsionou as vendas, efetivamente levando a um retorno forte da marca.
  • A Posse e o uso da marca histórica tem sido uma grande fonte de conflito. A Beers Fix fabricada nos Estados Unidos e no Canadá reivindicam usar as receitas Fix.
  • Tá com cara de que a receita foi vendida algumas vezes não? 

Cerveja em Vídeo:
Encontrei apenas um vídeo comercial da FIX. Vejam:

Comercial FIX
 

Meu Ranking no Estilo:
Mais uma para engrossar o maior dos rankings. Vamos atualizar então:
01 - Bierland Pilsen
02 - Eisenbahn Natural
03 - Mythos Hellenic Lager
04 - OPA Bier Chopp Pilsen
05 - OPA Bier Cerveja Pilsen
06 - Bierbaum Lager
07 - CERPA Draft
08 - Estrella Damm Barcelona
09 - Devassa Loura
10 - Polar Export
11 - Schneider
12 - Paceña
13 - Norteña
14 - FIX Hellas
15 - Super Bock
1€6 - Quilmes
17 - Budweiser
18 - Sol México 
19 - Dos Equis
20 - Cerpa Gold
21 - Samba
22 - Glacial
23 - Skol Beats
24 - Conti Bier
25 - Sol Brasil

Sigo eu, agradecendo novamente aos amigos pelos presentes e preparando novos registros.
Até o próximo...

segunda-feira, 13 de fevereiro de 2012

Black Princess


Sempre que eu visitava a área de cervejas no supermercado ficava de olho no preço dessa cerveja. E o preço nunca baixou. A fama dela era grande entre as pessoas que eu havia conversado e então minha curiosidade vinha aumentado. Resolvi comprar de uma vez a Black Princess.


Black Princess - Foto By Monich
A aparência animou com um líquido escuro mas não total, creme de cor marrom de boa formação e altura, excelente consistência e grande persistência.
Chamaram atenção as grandes bolhas que estavam se formando.
Aromas bem presentes com domínio do caramelo e torrefação.
No sabor a impressão já não agradou tanto. O leve torrado e toque de café não chamaram atenção e o caramelado e adocicado médio desequilibraram. Esse adocicado persistiu no retrogosto.
Com um corpo leve e média carbonatação é uma cerveja que não chama muita atenção. Como eu esperava muito dessa cerveja acabei ficando decepcionado. 

Certamente eu deveria ter esperado uma promoção. Na minha opinião não vale o preço cobrado.
Resumex:
Álcool (%):  4,80 %
Ingredientes: Água, malte de cevada, cereais não malteados, carboidratos, corante caramelo III (INS 150c), lúpulo, antioxidante INS 316 e estabilizante INS 405.
Cervejaria: Cervejaria Petrópolis.
Website: http://www.cervejablackprincess.com.br
Estilo: 4A. Dark American Lager.  
Tipo de Copo: Caldereta
Volume:  600 ml
Temperatura de serviço: entre 8 a 12 graus
Preço Médio: R$ 18,00
Onde comprar: Em Joinville só encontrei no Angeloni.
País de origem: Brasil
Localização da Fábrica: Teresópolis - RJ
Degustada em: 14/10/2011.

Curiosidades:
  • Em Dezembro de 2006 A Cervejaria Teresópolis relança a cerveja Black Princess produzida pela antiga cervejaria Princeza que funcionou de 1882 a 2000.
  • No dia 24 de maio de 2007 a Cervejaria Petrópolis (Itaipava e Cristal) incorpora a Cervejaria Teresópolis, fabricante das cervejas Lokal, Black Princess e Therezópolis.
  • No website oficial da cervejaria é informado que a Black Princess é produzida desde 1882 e com a chancela do imperador D.Pedro II, por utilizar a palavra princesa no nome.

Mais sobre o Estilo:
Conforme o BJCP (Beer Judge Certification Program) o Estilo 4 Dark LAger é subdividido em três:
4A. Dark American Lager
4B. Munich Dunkel
4C. Schwarzbier ou Black Beer
A classificação em um estilo ou outro está relacionada com os ingredientes, tipos de maltes, graduação alcoólica, coloração e IBU amargor. A cerveja Black Princess é classificada como 4A.
Conforme Ronaldo Morado, no livro "Larousse da Cerveja", uma Dark American Lager tem aromas de malte pouco percebido e pode ser levemente frutada. Com uma cor que varia de âmbar-profundo ao marrom-escuro. Deve ser pouco encorpada e bastante carbonatada.

Cerveja em Vídeos:
Encontrei esse vídeo de um comercial da Black Princess:

Comercial Black Princess

Ranking no Estilo:
Mais uma cerveja que é a primeira de um estilo que experimento. Então vamos criar um novo ranking.
1 - Black Princess

Sigo eu, derretendo com o calor e refrescando com cervejas.
Até o próximo...