segunda-feira, 30 de abril de 2012

DaDo Bier Ilex. Essa tem Malte e Mate também.

Estou ficando bem atraído por cervejas com adição de frutas, condimentos, flores, etc.. Andei provando algumas ultimamente. Uma delas é bem original e merece destaque porque é produto da primeira microcervejaria nacional, a DaDo Bier. Nada mais justo do que a homenagem ao estado de origem dessa cervejaria e a criação de uma cerveja com Mate (Ilex Paraguaienses) a DaDo Bier Ilex.


DaDo Bier Ilex - Foto by Monich
Líquido amarelo claro palha, levemente turvo. Essa turbidez provavelmente gerada pelo mate. Creme  bem branco, bem formado, com ótima altura, média consistência e boa duração. Não deixou marcas no copo. 
Aromas muito leves, com presença de fermento, biscoito e um quase sumido malte. Nada de presença de lúpulo nem algo que lembre o MATE.
Na medida em que a cerveja foi esquentando os aromas foram melhorando, mas apenas reforçando o já descrito. 
No sabor predominou o malte. Ela pareceu levemente adocicada mas, quem conhece o gosto do MATE consegue percebê-lo bem de leve. Mas ele está lá. Também o álcool apareceu destacado apesar dos 5% informados no rótulo.
O retrogosto é curto e maltado. É uma cerveja leve, refrescante com média carbonatação e fácil de beber. Esperava um pouco mais de amargor e também mais aromas. 
Entendo que cervejas com especiarias não devem deixar de ser cervejas para ser especiarias com cerveja. Mesmo assim, cabia mais MATE nessa cuia. De qualquer forma é uma bela experiência que deve ser apreciada.


Resumex:
Estilo: 23. Specialty Beer - Spice/Herb/Vegetable Beer
Álcool (%): 5,0%
Ingredientes: Água, maltes, lúpulo, erva mate e fermento.
Cervejaria: Santamate Ind. e Com. Ltda.
Site: http://cervejaria.dadobier.com.br/
Localização da Fábrica: Santa Maria - RS
País de origem: Brasil
Tipo de Copo: Tulipa
Temperatura de serviço: entre 5 a 7 graus.
Envase: Garrafa.
Volume: 600 ml
Preço Médio: R$ 15,00.
Onde comprar: Em Joinville é possível encontrá-la no quiosque BeerCode no Joinville Garten Shopping.
Degustada em: 20/11/2011

Curiosidades:
  • Conforme informa o Website oficial da cervejaria, a DaDo Bier Ilex é a primeira cerveja do Brasil produzida com erva mate. 
  • O nome Ilex é uma homenagem já que ela é elaborada com Ilex paraguariensis (erva mate), além de lúpulo e um blend de maltes importados.
  • Vejam que acima eu achei que ela estava mais alcoólica que os 5%. No Website eles informam que ela tem um teor alcoólico de 7% vol. Enviei mensagem perguntando. Vamos aguardar o retorno.
Mais sobre o Estilo:
Conforme o BJCP (Beer Judge Certification Program) Specialty Beer não é um estilo e sim uma categoria. Nela são colocadas todas as cervejas que não pertencem aos demais estilos. Conforme Ronaldo Morado, no livro "Larousse da Cerveja", alguns exemplos dessas bebidas se apresentam com denominações próprias como:
Honei Beer
Imperial Porter
Classic American Cream Ale
Non-alcoholic-Beer
Malzbier
Malt Liquor
English Pale Mild
Isso não determina que não sejam excelentes cervejas. Apenas não possuem estilos próprios.
De qualquer forma elas devem usar no mínimo 20% de malte de cevada em sua produção e não devem ser nem parecer artificiais.

Cerveja em Vídeo:
Já postei essa vídeo mas vale a pena reprisar. É o vídeo de 15 anos da DaDo Bier.


15 Anos
 

Meu Ranking no Estilo:
Mesmo não sendo essa a primeira cerveja que eu degusto desse estilo, ela vai aparecer como única, por enquanto, nesse ranking. Isso porque para a Pumpkin eu acabei criando um ranking separado. Vamos criar esse então:
01 - DaDo Bier Ilex

Sigo eu, surpreso em como temos cervejas com adição de condimentos, frutas, etc.. Algumas regionais, outras nacionais. Vamos procurar e encontrar mais dessas.
Até o próximo...

quarta-feira, 25 de abril de 2012

Eisenbahn 5 - Cerveja para Comemorar

A Eisenbah é uma dessas micro cervejarias que nasceram prezando pela qualidade e, apesar de já terem passado por várias incorporações, continuam com o mesmo foco. Já tinha ouvido falar muito da cerveja que a Eisenbahn criou para comemorar os 5 anos de cervejaria, mas ainda não tinha experimentado. Quanto tempo perdido! Apesar de eu realmente curtir todas da Eisenbahn, acho que agora descobri a minha preferida deles, Eisenbahn 5.


Eisenbahn 5 - Foto by Monich
Boa aparência com um belo líquido cobre avermelhado escuro, creme bege claro, de baixa altura, média consistência e pouca duração.
O aroma é um dos destaques dessa cerveja. O lúpulo cítrico e floral domina. Não tenho certeza mas arrisco que tem dry hopping nessa. É possível perceber um leve caramelo e um amadeirado mediano.
O sabor também chama muita atenção. Já no primeiro gole a potência do lúpulo é apresentada, mas a carga de malte dá conta de equilibrar muito bem o sabor. O retrogosto é longo, bem amargo e seco. Essa é uma cerveja encorpada, com média carbonatação, que refresca mas também esquenta. Maluco isso, mas é o que eu senti.
Não conhecia essa cerveja da Eisenbahn e posso dizer que fiquei muito impressionado. Todas outras Eisenbahn que já tomei têm um nível de qualidade muito bom, mas essa chamou atenção pela cor, aromas e amargor. É hora de comprar algumas mais.


Resumex:
Estilo: 3A. Vienna Lager
Álcool (%): 5,4%
Ingredientes: Água, malte e lúpulo.
Cervejaria:  Sudbrack Cervejaria.
Grupo: Kirin
Site: http://www.eisenbahn.com.br/
Localização da Fábrica: Blumenau - SC - Brasil
País de origem: Brasil
Tipo de Copo: Caldereta ou taça
Temperatura de serviço: entre 5 a 7 graus.
Volume: 355 ml
Preço Médio: R$ 10,00
Onde comprar: Você encontra a Eisenbahn 5 no quiosque do BeerCode no Joinville Garten Shopping.
Degustada em: 16/01/2012

Mais sobre o Estilo:
Conforme o BJCP (Beer Judge Certification Program) o Estilo 3. European Amber Lager é subdividido em dois:
3A. Vienna Lager
3B. Oktoberfest/Märzen
Aroma: Moderado de malte especial Alemão (de Viena e / ou malte Munique). Um leve aroma de malte tostado pode estar presente. Similar, embora menos intensa do que a Oktoberfest. Característica limpa de lager, sem ésteres frutados ou diacetil. Pouco a nenhum aroma de lúpulo nobre. Aroma de caramelo é inapropriado. A classificação em um estilo ou outro está relacionada com os ingredientes, tipos de maltes, graduação alcoólica, coloração e IBU amargor. A Eisenbahn 5 é classificada como uma Vienna Lager.
A Amber Lager tradicional foi desenvolvida por Anton Dreher, pouco depois do fermento das lager ser isolado pela primeira vez. Perto de ser extinta em sua região de origem, o estilo continuou no México, onde foi levado por Santiago Graf e outros cervejeiros austríacos, no final do século XIX.
Lamentavelmente, a maior parte das cervejas deste estilo, que são fabricadas hoje, usam suplementos que diminuem a complexidade e a riqueza do malte característicos das melhores cervejas Amber Lager.
Fonte: http://www.eisenbahn.com.br
Cervejas desse estilo deve ter uma aparência límpida de cor que vai do avermelhado ao cobre, com espuma branca, persistente e larga. O sabor deve ser leve mas com uma complexidade sutil. Deve ter a presença do amargor e final seco sem a percepção de doçura.

Curiosidades:

  • A Eisenbahn 5 foi feita em comemoração ao aniversário de 5 anos da cervejaria;
  • É produzida pelo método dry-hopping, que leva uma segunda adição de lúpulos aromáticos durante a maturação. Com isso, o aroma de lúpulo, muito apreciado em cervejas especiais, fica bem mais intenso.
  • Para a produção dessa cerveja são utilizados 4 tipos diferentes de malte.
  • A cervejaria sugere harmonizar a Eisenbahn 5 com grelhados, queijos azuis, carne de porco, peixes fritos e hambúrguer.
  • No website da Eisenbahn, cada cerveja tem descrições de características e um quadro com o perfil da cerveja. Veja o da Eisenbahn 5:



Cerveja em Vídeo:
Até hoje não encontrei vídeos comerciais sobre as cervejas Eisenbahn. Nem ao menos lembro de ter visto algum deles. Encontrei esse que não é um comercial mas sim uma apresentação da Eisenbahn 5.

Eisenbahn 5 por Juliano Mendes.


Meu Ranking no Estilo:
São cervejas realmente muito boas e é difícil, nesse caso, dizer qual delas é a melhor. Mesmo assim vamos atualizar o Ranking no Estilo:
01 – Eisenbahn 5
02 - Bierland Vienna

É natural ver como aos poucos nosso paladar vai pedindo a presença de lúpulo. E não adianta carregar no lúpulo e sim o que precisa é um equilíbrio. E as nacionais estão ficando cada vez melhores nesse assunto.
Sigo eu, cada vez mais fã de amargor mas sem esquecer que malte também é preciso e precioso.
Até o próximo......

terça-feira, 17 de abril de 2012

Divino e Divina. Göttlich Divina! Weiss

Fiquei surpreso quando perguntaram onde era possível comprar essas novas cervejas da Opa Bier. Eu disse, quais novas? As Divinas, responderam. Então comecei a fazer uma pesquisa. No site na Opa Bier não tinha nada, enviei e-mail e não obtive resposta. Mas logo vieram informações nas buscas via internet. Daí sim fiquei empolgado. As receitas são do grande cervejeiro caseiro Leonardo Botto e produzidas aqui em Joinville na Opa Bier. Essa que experimentei é a Göttlich Divina! Weiss.
Göttlich Divina Weiss - Foto by Monich
Bela aparência com um líquido dourado claro de turbidez média. Creme branco, que subiu bastante, apresentou uma excelente consistência e se manteve persistente por bastante tempo.
Nos aromas tiveram destaques o fermento e a banana. Já o cravo apresentou-se bem de leve e o guaraná só aparece com um estímulo, balançando o copo.
No sabor essa Divina se apresenta muito agradável com um dulçor bem sutil, toques frutados e percepção alcoólica. A banana aparece mais presente e o guaraná vem aos poucos, de leve, mas muito equilibrado. Amargor bem leve. O retrogosto é longo e levemente frisante.
É uma cerveja levíssima, com ótima carbonatação, que refresca e tem um excelente sabor.
Para um apreciador de cervejas feitas com adição de trigo essa realmente surpreendeu. 
O guaraná, mesmo de leve, foi um diferencial fantástico. Muito agradável e saborosa.

Resumex:
Estilo: 15A. Weizen/Weissbier
Álcool (%): 5,8%
Ingredientes: Água, malte de trigo, malte de cevada, lúpulo, levedura e extrato de guaraná.
Cervejaria: OPA Bier - Cervejaria Joinville Ltda.
Site: http://www.opabier.com.br e http://www.otd.com.br/divina.asp 
Localização da Fábrica: Joinville - SC - Brasil
País de origem: Brasil
Tipo de Copo: Weizen
Temperatura de serviço: entre 5 a 7 graus.
Volume: 600 ml
Preço Médio: R$ 10,00
Onde comprar: Eu comprei na loja da Opa Bier na rua Max Colin.
Degustada em: 11/01/2012

Mais sobre o Estilo:
Conforme o BJCP (Beer Judge Certification Program) o Estilo 15. German Wheat And Rye Beer é subdividido em quatro:
15A. Weizen/Weissbier
15B. Dunkelweizen
15C. Weizenbock
15D. Roggenbier
A classificação em um estilo ou outro está relacionada com os ingredientes, tipos de maltes, graduação alcoólica, coloração e IBU amargor. A classificação dessa cerveja é bem polêmica. Normalmente cervejas que recebem adição de especiarias ou frutas não entram nessa categoria básica. mesmo assim, eu particularmente, vou deixar ela classificada como 15A. Weizen/Weissbier.
Conforme Ronaldo Morado, no livro "Larousse da Cerveja", esse estilo é originado do sul da Alemanha. As cervejas desse estilo normalmente não são filtradas e por isso tem aparência opaca. Tem creme abundante, alta carbonatação (efervescência) e com leve sabor de fruta que pode ser de banana, maça ou ameixa.

Curiosidades:
  • A cerveja Göttlich Divina! Weiss é elaborada com ingredientes selecionados, importados das regiões produtoras mais tradicionais do Mundo, como Weihenstephan e Hallertäu, na Alemanha e Saaz, na República Tcheca;
  • É também produzida com extrato de guaraná natural, proveniente da região amazônica, que contém a cafeína natural deste fruto;
  • O fermento utilizado na produção da Weiss produzida é o especial de Weihenstephan;
  • A receita dessa cerveja é exclusiva, criada e desenvolvida pelo premiado Cervejeiro artesanal Leonardo Botto.
    Fonte: http://www.otd.com.br/divina.asp
  • Lembrando que essa cerveja é uma encomenda da importadora On Trade e produzida em Joinville/SC, nos tanques da OPA Bier.
Cerveja em Vídeo:
Não encontrei vídeo sobre a Göttlich Divina! Weiss, mas em homenagem ao grande cervejeiro artesanal Leonardo Botto, segue um vídeo dele de como fazer cerveja em casa.

Produção de Cerveja Artesanal Caseira.


Meu Ranking no Estilo:
Mesmo sendo controversa a inclusão dessa cerveja no estilo básico de Weissbier entendo que é aqui que ela se encaixa melhor. Sendo assim vamos então atualizar o Ranking:
01 - Coruja Alba
02 – Edelweiss Weißbier Hefetrüb
03 - Primátor Weizenbier
04 - Erdinger Urweisse
05 - Franziskaner Heffe-Weissbier Hell
06 - Paulaner Hefe-Weissbier Naturtrüb

07 - Göttlich Divina! Weissbier
08 - Alenda Bier Weissbier
09 - Licher Weizen
10 – Bierland Weizen
11 - Eisenbahn Weizenbier

12 - Colorado Appia
13 - Backer Trigo
14 - Schneider Weisse Unser Original TAP 7
15 - OPA Bier
16 - Bierbaum Weiss Helles
17 – St. Gallen
18 - Schlau Hefeweizen
19 - Erdinger WeissBier
20 - Bohemia Weiss
21 - Petra Weiss Bier
22 - Erdinger Champ

Essa é uma cerveja diferente que merece ser experimentada. Mostra o início da força do cervejeiro caseiro no mercado.
Sigo eu, buscando mais opções de cervejas caseiras produzidas por micros. E tem.
Até o próximo......

segunda-feira, 16 de abril de 2012

Blogueiros Brasileiros de Cerveja: Entrevista com Gerhard Beutling, mestre-cervejeiro da Eisenbahn

Durante o Festival Brasileiro de Cerveja, exatamente no dia 23 de março, alguns blogueiros de cerveja visitaram a cervejaria Eisenbahn. Além da visita foi possível uma conversa com o mestre-cervejeiro Gerhard Beutling.
Essa conversa foi gravada e vale a pena ser compartilhada. Vejam o vídeo:



Esse vídeo é a primeira produção coletiva do




Sigo eu, apostando que o mercado vai melhorar e muito. Seja com novas e melhores cervejas mas também com mais amizades e união.
Até o próximo.....

sábado, 14 de abril de 2012

Camila Camila. Música e Cerveja. Duas Paixões.

Atualmente podemos encontrar várias opções de cervejas comemorativas e muitas delas relacionadas com músicas ou bandas. Desde produções artesanais até outras comerciais famosas. Sugiro acessarem o post
http://eubebosim.com/cervejas-que-nao-podem-faltar-na-sua-playlist/ do Bruno Couto e também o post
http://www.allbeers.com.br/2012/01/degustacao-blitzkrieg-hop-cerveja.html do Raphael que apresenta a caseira Blitzkrieg Hop.
Além dessas temos várias outras caseiras como a Holy Led Ale e a Dark Side of The Wheat do grande cervejeiro caseiro Luis Kohlbach.
Mas o post de hoje é para uma cerveja da Bamberg que fez uma homenagem especial e muito merecida aos 25 anos da Banda gaúcha Nenhum de Nós. É a cerveja Camila Camila. Isso mesmo.

Bamberg Camila Camila - Foto by Monich
Vejam o que chamo de aparência convidativa.
Líquido dourado claro, creme branco, alto, de excelente consistência e muita duração.
Sintam bem os aromas destacados. O malte é bem presente e consegui sentir ainda um leve melaço, um toque de floral e algo que lembrou "mato verde". Aromas realmente muito bons. Se na aparência e nos aromas ela foi bem, no sabor foi melhor ainda.
O malte dá as caras logo no primeiro gole lembrando bem as cervejas alemãs. Logo em seguida o amargor é bem apresentado de forma muito equilibrada.
Esse amargor fica no retrogosto acompanhado de um final seco. Mesmo com um maltado bem carregado é uma cerveja bem leve com alta carbonatação e que dá a sensação de refrescância com qualidade.
Essa é realmente uma cerveja que surpreendeu. O ano de 2011 apresentou várias novidades mas essa Bamberg Camila Camila ganhou minha atenção. Não só pela qualidade da cerveja mas também pela ousadia em homenagear o Rock Nacional. Lembrando, 25 anos de banda, ainda ativa, emplacando músicas de qualidade, não é para qualquer um. Parabéns também ao Nenhum de Nós por ser referência e inspiração.


Resumex:
Estilo: 2B.Bohemian Pilsener
Álcool (%): 5,0%
Ingredientes: Água, maltes de cevada e lúpulo.
Cervejaria: Bamberg Ind e Com de Bebidas Ltda
Localização da Fábrica: Votorantim - SP - Brasil
País de origem: Brasil
Tipo de Copo: Pilsner
Temperatura de serviço: entre 5 a 7 graus.
Volume: 600 ml
Preço Médio: R$ 19,00
Onde comprar: Em Joinville só no Beer Code no Shopping Garten.
Degustada em: 16/12/2011

Mais sobre o Estilo:
Conforme o BJCP (Beer Judge Certification Program) o Estilo 2. PILSNER é subdividido em três:
2A. German Pilsner - Pils
2B. Bohemian Pilsener
2C. Classic American Pilsner
A classificação em um estilo ou outro está relacionada com os ingredientes, tipos de maltes, graduação alcoólica, coloração e IBU amargor.
A Camila Camila é classificada como 2B. Bohemian Pilsener.
Conforme Ronaldo Morado, no livro "Larousse da Cerveja", Uma Bohemian Pilsner deve ter teor alcoólico entre 4,2% e 5,4%. É um estilo refrescante e com acentuado sabor de malte. Amargor equilibrado. A cor pode variar de amarelo-palha a dourado-profundo mas é sempre cristalina. A espuma deve ser branca, densa, cremosa e duradoura.

Curiosidades:
  • ...A personagem da música, teve um final feliz, hoje ela tem 42 anos e não conviveu muito tempo com seu agressor, por causa da idade dela calculei a lupulagem da cerveja para 42 IBU.
  • Quer saber mais dessa história? Qualquer curiosidade sobre essa cerveja eu buscaria direto na fonte, então sugiro muito que vocês acessem o post sobre a Camila Camila do próprio produtor. Lá você encontra também toda a explicação sobre a cerveja e o rótulo:
    http://cervejariabamberg.blogspot.com.br/2011/08/camila-camila.html
Cerveja em Vídeo:
Não encontrei vídeo sobre a cerveja mas entendo que cabe a homenagem.

Camila Camila ao Vivo.




Meu Ranking no Estilo:
Essa é a segunda Bohemian Pilsener que eu degusto, então vamos atualizar o ranking no estilo. Só que aqui a parada é dura. As pontuações das duas estão praticamente as mesmas. Mínimas diferenças mas ranking é ranking
1 – Wäls Pilsen

2 - Bamberg Camila Camila

Há tempos venho sonhando com a possibilidade de tomar mais Bamberg por aqui, sobretudo na forma de chope, que seria muito demais. Temos que entender que a fábrica não é tão perto e que essa logística não é tão simples. Mesmo assim continuo sonhando. Hoje já conseguimos encontrar garrafas das cervejas Bamberg. Quem sabe um dia teremos Chope também!! Que assim seja!
Sigo eu, sonhando, degustando e postando.
Até o próximo......

quinta-feira, 12 de abril de 2012

Mais Cervejas Caseiras. Uma Blond Ale do Roger Steuernagel


Com esse aumento de cervejeiros caseiros você acaba encontrando amigos que também estão fazendo cervejas que você nem sabia.
Só lá na empresa que trabalho tem uns quatro e dos bons.
Um deles é o Roger Steuernagel que faz belas cervejas junto com o Charles Ender. 
Trocamos garrafas e recebi Blond Ale da primeira brassagem deles.
Olha a prova de que é possível acertar já de primeira.
Blond Ale do Roger - Foto by Monich
Bela aparência com um líquido laranja médio, levemente turvo, creme branco de média altura, consistente e de boa duração. 
A aparência para o cervejeiro caseiro é também um desafio. Você precisa conseguir que a cerveja convide para o primeiro gole. Essa veio com convite.
Aromas com toques frutados, abacaxi e leve laranja, um sutil herbal do lúpulo e também foi possível perceber um leve fermento. 
A definição de aromas na cerveja transforma o cervejeiro caseiro em um cientista empírico. Mais lúpulo, menos lúpulo, mais malte, menos malte, Dry hopping, etc..
No sabor, destaque para o frutado e para o amargor que já apareceu bem. Foi possível perceber o álcool levemente excessivo, mas nada que atrapalhasse o sabor. O retrogosto estava seco, frutado e com um amargor agradável.
Cerveja bem encorpada com uma carbonatação média-alta que mereceu ser degustada aos poucos.
Mais uma vez fiquei contente por poder experimentar produções feitas na panela, com todo o cuidado e carinho.
Destaque aqui para o amargor e para o creme que estava demais.


Parabéns ao Roger e ao Charles e obrigado pelo exemplar inaugural.


Sigo eu trocando muitas garrafas artesanais e com uma fila de cervejas para postar. Meta difícil, beber menos e postar mais. rsrsrsrsr.
Até o próximo....

terça-feira, 10 de abril de 2012

Eu bebo Bock o ano todo. Therezópolis Rubine dessa vez.

É bem comum relacionarmos as cervejas do estilo Bock com o inverno. Isso ocorre primeiramente pelo marketing criado pela Kaiser. Também pela leve sensação de calor que cervejas desse tipo provocam em função de um teor alcoólico um pouco maior. Fã de Bock que sou, sinceramente acho besteira. Bock é boa o ano todo e essa Therezópolis Rubine eu degustei em Dezembro do ano passado.
Therezópolis Rubine - Foto by Monich
Boa aparência com um líqido vermelho "rubi" escuro, creme bege claro, de média altura, boa consistência mas de pouca duração. Aromas bem presentes de caramelo, leve torrado, bastante melaço e um leve álcool perceptível. No sabor o malte predomina. Um melaço tipo açúcar queimado também aparece, acompanhado de um amargor mínimo e um torrado bem de leve. O dulçor não está demasiado. O retrogosto é levemente adocicado, grudando no lábio. Cerveja de bom corpo, com carbonatação média baixa que deixa a sensação quente parecida com um conhaque. o calor proporcionado dá a sensação de que essa cerveja tem mais álcool do que o informado. Ainda assim é um belo exemplar do estilo bock e merece ser adquirida novamente .
Resumex:
Álcool (%): 6,00 %
Ingredientes: Água, malte e lúpulo.
Cervejaria: Cervejaria Sankt Gallen.

Website: http://www.cervejariastgallen.com.br/
Estilo: 5B. Traditional Bock.
Tipo de Copo: Tulipa
Volume: 600 ml
Temperatura de serviço: entre 8 a 12 graus
Preço Médio: R$ 9,50
Onde comprar: Em Joinville encontrei no Angeloni.
País de origem: Brasil
Localização da Fábrica: Terezópolis - RJ
Degustada em: 06/12/2011.

Curiosidades:

  • A St. Gallen pretende produzir e oferecer a Rubine o ano todo e a sugestão da fábrica é degustá-la em uma temperatura aproximada de 5º graus.
  • Outra sugestão da cervejaria é harmonizar a Therezópolis Rubine com:carnes de caça (javali),
    paleta de carneiro, 
    batatas gratinadas, salada de beterrabas, creme de shitake ou de lentilha, feijoada, goulash, foie gras, ossobuco, pato assado, pimentão recheado, rabada e nozes. sobremesas como por exemplo, creme brulée.
  • A Cervejaria inaugurou, no final do ano de 2011, a Vila St. Gallen. Um complexo gastronômico de muito bom gosto e com inspiração em cidades européias. Com diversos ambiente e um aconchego de dar inveja a Vila St. Galen já é um ponto turístico da região serrana fluminense.
Tive muita dificuldade em encontrar informações sobre essa cervejaria. O Website oficial está estático os links para as imagens não estão funcionando.

Mais sobre o Estilo:
Conforme o BJCP (Beer Judge Certification Program) o Estilo 5. BOCK é subdividido em quatro:
5A. Mailbock / Helles Bock
5B. Traditional Bock
5C. Doppelbock
5D. Eisbock
A classificação em um estilo ou outro está relacionada com os ingredientes, tipos de maltes, graduação alcoólica, coloração e IBU amargor.
A Saint Bier Bock é classificada como 5B - Traditional Bock.
Conforme Ronaldo Morado, no livro "Larousse da Cerveja", Uma Traditional Bock deve ter teor alcoólico entre 6,3% a 7,2%. Vejam que pelo estilo ainda faltou um pouco de álcool na Saint Bier mas, sinceramente, acho que se tivesse mais álcool ia atrapalhar o sabor. As cervejas desse estilo tem forte aroma de malte e quase nenhum de lúpulo, são encorpadas, com carbonatação moderada e álcool levemente perceptível.

Cerveja em Vídeos:
Mesmo procurando bastante não encontrei vídeo algum sobre a Rubine ou ainda sobre a St. Gallen. Fica para uma próxima.

Meu Ranking no Estilo:
Essa é a sexta cerveja degustada do estilo 5B. Traditional Bock. Veja como ficou a atualização do ranking no estilo:
1 – Bierland Bock
2 – Kaiser Bock
3 - Therezópolis Rubine
4 - DaDo Bier Royal Black
5 - Saint Bier Bock
6 - Petra Bock

Nossas preces foram atendidas. Muitas novas cervejas boas.
Sigo eu, organizando toda a papelada das cervejas que já degustei e que ainda faltam postar mas já com uma outra aberta.
Até o próximo...

sexta-feira, 6 de abril de 2012

Cerveja com abóbora? Sauber Beer Pumpkin Ale

Não é tão comum no Brasil mas vem crescendo bastante a quantidade de cervejeiros que utilizam a técnica de produzir cerveja com frutas. Maracujá e amora são bastante utilizadas mas e abóbora? Isso mesmo, abóbora. Já temos. Essa é uma cerveja bem famosa entre os degustadores de criações caseiras. Não lembro de ter ouvido falar de outra cerveja com abóbora no Brasil. Mesmo se existir não é tão famosa e procurada como essa Sauber Beer Pumpkin Ale.
Sauber Beer Pumpkin Ale - Foto by Monich (Desculpem a qualidade da foto)
Trata-se de uma Pale Ale produzida com adição de abóbora, que é um fruto.
Boa aparência com um líquido laranja escuro, porém bem translúcido. Creme bem branco, que subiu pouco mas apresentou boa consistência e média duração.
Os aromas se apresentam intensamente. É possível sentir mel, bastante cravo, canela, abóbora e um toque que lembra bastante um quentão de festa junina.
O sabor é predominantemente adocicado com a presença de mel e doce de abóbora. Mesmo assim um leve amargor aparece bem inserido. Só que esse adocicado acaba enjoativo quando você toma um copo inteiro. No retrogosto fica o doce de abóbora por algum tempo.
É uma cerveja de corpo médio, com uma boa carbonatação e é refrescante.
Definitivamente é uma cerveja diferenciada. Excelente surpresa. 
Mesmo com o sabor um pouco enjoativo, se você dividir uma garrafa fica na medida. 
Sem dúvida recomendo a experiência de degustá-la.

Resumex:
Estilo: 23. Specialty Beer - Spice/Herb/Vegetable Beer
Álcool (%): 4,7%
Ingredientes: Água, Malte, lúpulos, levedura e abóbora.
Cervejaria: Sauber Beer.
Site: http://www.sauberbeer.com.br
Localização da Fábrica: Mogi-Mirim - SP
País de origem: Brasil
Tipo de Copo: Taça
Temperatura de serviço: entre 5 a 7 graus.
Envase: Garrafa.
Volume: 600 ml
Preço Médio: R$ 15,00 (acho que era isso).
Onde comprar: Sugiro você acessar o site, ligar para eles ou procurar um festival em que eles participem. Comprei a minha no Festival Brasileiro de Cerveja em Blumenau, em 2011.
Degustada em: 20/11/2011

Curiosidades:
  • A Sauber Beer foi fundada em 2009.
  • O nome Sauber tem sua origem no alemão e significa puro e cristalino.
  • A Sauber tem o prazer de informar que tem a primeira cerveja com abóbora produzida em território nacional.
    Fonte: http://www.sauberbeer.com.br/historia.html 
  • O casal Renato Marquetti e Valesca é que faz toda a produção e engarrafamento das cervejas da Sauber. A simpatia dos dois realmente demonstra o quanto pode ser prazeroso o mundo das cervejas.

Cerveja em Vídeo:
Encontrei esse vídeo que é de um programa completo mas em várias partes do vídeo tem conversas e visitas na Sauber Beer:


Programa com uma Visita na Sauber Beer
 


Meu Ranking no Estilo:
É a primeira Pumpkin que eu degusto mas merece um ranking. Vamos criar então:
01 - Sauber Beer Pumpkin

Sigo eu, positivamente surpreso com tanta simpatia, educação e qualidade no mundo das cervejas, pelo menos na Sauber Beer é assim.
Até o próximo...