quarta-feira, 19 de junho de 2013

Black & Tan - Mississippi Mud - Uma mistura de dar o que falar.

Tem cervejas que são realmente um mistério. Você procura informações sobre a cervejaria, sobre a cerveja, sobre quem realmente produz e acha quase nada. E a Mississippi Mud Black & Tan é uma delas. O Kleiton Hames ligou para mim e para o James e nos convidou para degustar uma cerveja que ele ganhou de alguém, não lembro quem.
Fomos lá no Brasa Spetus, levamos umas cervejas, e por fim, abrimos e bebemos a cerveja sem saber a história toda dela. Conheçam um pouco mais sobre ela no item Curiosidades mais abaixo.



Mississippi Mud Black & Tan - foto by MRMonich

A garrafa é realmente um show, Parece um growler de vidro com o corpo de cerâmica, mas acho que é tudo vidro mesmo. O Rótulo pintado, quase na garrafa toda, também chama atenção com o grande jacaré feroz do pântano.
No copo um líquido rubi escuro indo para marrom, brilhante e translúcido. Espuma branca, de boa altura, boa consistência e excelente duração.
Os aromas misturam um pouco de cereal, malte, leve café e um toque de chocolate.
No sabor algumas novidades. Características leves de malte e cereal e mais café do que chocolate. Toques mínimos de torrado e amargor de lúpulo presente, mas bem de leve. 
Cerveja leve, de corpo baixo, boa carbonatação e, de alguma forma, diferente.
Nada de espetacular, apenas diferente.

Resumex:
Estilo: 23. Specialty Beer - Black & Tan
Álcool (%): 5,0%
Ingredientes: Malte, lúpulo, levedura e água
Cervejaria: AriZona Beverage Co.
Site: http://www.drinkarizona.com/
Localização da Fábrica: Lake Success, New York.
Tipo de Copo: Pint
Envase: Garrafa
Volume: 946 ml
Temperatura de serviço: Entre 5 a 7 graus
Preço Médio: Não tenho ideia
Onde comprar: Em Joinville, ainda não vi.
Degustada em: 26/11/2012

Curiosidades:

  • Essa é uma daquelas cervejas produzidas em diferentes cervejarias. Cada vez em uma diferente. Por isso a dificuldade de descobrir quem é a sua dona.
  • Quanto ao estilo, esse assunto é bem interessante. Black & Tan é um termo utilizado para cervejas produzidas a partir de uma mistura, antes do engarrafamento, de uma ale escura com uma ale mais clara ou mesmo com uma lager. 
  • A Mississippi Mud é produzida a partir de uma mistura de uma Pilsen e de uma Porter. Só descobri isso muito tempo depois, mas faz todo o sentido agora.

Mais sobre o Estilo:

Considerando a mistura no processo de envase e o resultado obtido entendo que essa cerveja não seja classificada em um estilo existente. Sendo assim, o mais justo é criar um estilo próprio para essa cerveja.

Cerveja em Vídeo:
Pesquisei bastante mas somente encontrei vídeos de degustação mas nada oficial nem comercial sobre a cerveja.


Meu Ranking no Estilo:
Mesmo considerando que dificilmente vou conseguir beber outra cerveja Black & Tan, vamos criar um ranking no estilo 23. Specialty Beer - Black & Tan:

01 - Black & Tan - Mississippi Mud.


Sigo eu aprendendo todo dia um pouco mais sobre as cervejas desse mundo.

Até o próximo...

2 comentários: