segunda-feira, 12 de maio de 2014

Dicas para Caseiros - Fermentação Máxima - Até onde minha cerveja pode atenuar?

Ultimamente tenho estudado bastante sobre o processo de produção de cervejas. Nesses últimos meses tenho aprendido muito com os professores e colegas do curso de Tecnologia e Prática Cervejeira do SENAI que acontece aqui em Joinville. Os professores trazem toda a experiência da vida prática em grandes cervejarias e os colegas dividem suas experiências, tanto caseiras como em cervejarias. E assim vamos aprendendo cada vez mais.

Vou aproveitar e compartilhar um pouco do que aprendo, criando post com dicas interessantes para os cervejeiros caseiros.

Essa primeira dica é sobre até onde pode fermentar o mosto que você produziu. Essa dica é legal porque muitas vezes ficamos aguardando tempo desnecessário, esperando fermentar, ou acabamos transferindo a cerveja para maturação antes do fim da fermentação.

Ambas situações são ruins e o ideal é sabermos qual é o nosso Extrato Limite. Até onde minha cerveja pode atenuar?

Mesmo com a ajudas de softwares como o Beer Smith, muitas vezes nossa mostura faz com que a quantidade de açúcares fermentecíveis e não-fermentecíveis seja diferente da prevista na receita. Ou seja, na teoria é uma coisa, mas na prática pode ser outra, em função de várias variáveis. 

Nesse caso, o que esse post pretende ajudar é na identificação da FG máxima com o mosto produzido.

Essa técnica foi sugerida em sala de aula pelo nosso confrade Michael Dresch lá de Estrela que faz muito esforço para estar presente no curso em Joinville. Valeu Michael.

Como é que vamos saber o extrato limite então?

Sabe aquele mosto que você utiliza para medir a densidade original? Então, ao invés de jogar fora, coloque em um recipiente ou garrafa e lembre e inocular um pouco de levedura nele. Pode até ser levedura de pão, mas o melhor é que seja a mesma levedura que você vai inocular no mosto. 

Ponha um guardanapo sobre o recipiente ou garrafa. Lembre que vai fermentar, então não pode ficar lacrado. Deixe esse recipiente ou garrafa em temperatura ambiente. Se possível, deixe onde pega sol para que a fermentação ocorra mais rapidamente. Se a temperatura ambiente estiver muito baixa, dê um jeito de aquecer o ambiente próximo da garrafa para garantir que a fermentação ocorra de forma acelerada.


Após uns três dias nessa temperatura ambiente, transfira a cerveja novamente para a proveta, faça a medição de temperatura.


Faça a medição da densidade e faça a correção em função da temperatura da medição.


Para esse exemplo nós produzimos um mosto com 1,075 de densidade original, já ajustando a temperatura.

Após três dias de fermentação em temperatura média de 29 graus, fiz o teste e a densidade limite é de 1,020 já corrigindo com a temperatura da medição.

Ou seja, esse é o extrato limite dessa cerveja.

Valeu pela dica Michael.

Sigo eu, dividindo as boas dicas recebidas dos amigos.

Até o próximo...

5 comentários:

  1. A idéia é muito boa, mas não entendi como ter uma garantia que essa extrato já terminou de fermentar. A uma temperatura não controlada, ele fermentaria até mais rápido, mas terminaria em 3 dias?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Grande Nicholas.
      A ideia não é só fermentar sem temperatura controlada mas também forçar a temperatura expondo ao sol.
      Considerando um inverno rigoroso realmente penso que seria importante colocar em um ambiente com aquecimento.
      Nas experiências que estou fazendo os três dias são suficientes em função da temperatura alta e exposição ao sol. Na maioria, após esses três dias não houve mais atenuação.
      De qualquer forma vale fazer esse controle de vez em quando.
      Vamos experimentando e trocando ideias.
      Abraço e saúde.
      Monich

      Excluir
  2. Bacana. Farei isso! Grato pela dica!

    ResponderExcluir
  3. Olá... Meu nome é André moro no interior de Minas,gosto muito de cervejas diferenciadas e estou pensando em produzir minha própria cerveja mais não sei muito bem como começar,,, gostaria de algumas dicas de qual kit comprar?qual receita melhor para iniciar???gosto muito de cerveja strong

    ResponderExcluir