domingo, 1 de junho de 2014

Wëllen Ourdaller - Cerveja com Trigo Sarraceno

Várias novas cervejas com ingredientes inusitados chegando no Brasil. Essa é uma delas, que recebe trigo sarraceno na produção. Novamente tenho que agradecer ao Eduardo Paiva que trouxe essa Wëllen Ourdaller de Curitiba. Gostei bastante também do rótulo com esse soldado medieval fazendo um brinde.



Líquido laranja escuro que apresenta um belo laranja claro contra a luz. É brilhante mas levemente turvo. Creme perolado, de ótima altura, excelente consistência e persistência incrível.
Aromas bem complexos, com presença de cereais e levedura. Também é possível perceber uma leve acidez, um cítrico de laranja e uma leve pitanga.
O sabor inicial bem maltado com um dulçor presente. Temos um leve condimentado e acidez sutil. Percebi ainda um toque de laranja doce e o álcool aparece muito bem inserido. O Retrogosto é longo, com amargor no ponto e um leve toque de laranja. Cerveja de corpo médio, carbonatação média alta, complexa mas bem interessante.
Não conheço o trigo sarraceno, então não tenho referências se tem aroma e sabor relacionado. De qualquer forma é uma bela cerveja, diferente e bem agradável.

Resumex:
Estilo: Speciality Beer - Speciality Grain
Álcool (%): 6,50%
Ingredientes: Água, trigo Sarraceno, malte de cevada, lúpulo e levedura
Cervejaria: Ourdaller Brauerei - Brasserie Simon 
Site: http://www.ourdaller.lu/wellen.htm
Localização da Fábrica:  Heinerscheid - Luxemburgo
Tipo de Copo: Taça
Temperatura de serviço: entre 8°C. e 12°C
Envase: Garrafa
Volume: 330 ml
Preço Médio: R$ 25,00
Onde comprar: Em Joinville ainda não encontrei essa cerveja

Degustada em: 27/01/2013

Curiosidades:
  • O "Ourdaller Brauerei" é uma microcervejaria artesanal estabelecida no Grão-Ducado de Luxemburgo, situado entre a Bélgica, França e Alemanha.
  • Em 2006, a Brasserie Simon assumiu a operação da fábrica de cerveja e de marketing da "Waissen Ourdaller" e "Wellen Ourdaller".
  • O beer hunter, Michael Jackson, esteve em Luxemburgo e escreveu sobre a Brasserie Simon. “Em uma das extremidades desta pequena nação (Luxemburgo), encontrase a zona rural de Wiltz, na região das Ardennas, com suas colinas,  onde fica localizada a Brasserie Simon, uma cervejaria ainda familiar fundada em 1824. Quando cheguei ali, numa manhã de domingo, Wiltz estava tão quieta que ouvia-se crianças jogando futebol ao lado da cervejaria. Uma placa no prédio original nos informava que forneciam cerveja ao Grão Duque de Luxemburgo. “ Até hoje, a cervejaria mantém suas tradições familiares, agregando a elas técnicas modernas de produção, controle e embalagem. Uma cervejaria que é um verdadeiro achado. – sem contar, é claro, suas deliciosas cervejas.

Cerveja em Vídeo:
Não é fácil achar algum vídeo sobre essas cervejas mais de longe. O único vídeo que encontrei mostra algumas cervejarias da cidade, mas a Ourdaller está lá.




Meu Ranking no Estilo:

Fica difícil fazer um ranking, considerando que não são muitas as cervejas feitas com Trigo Sarraceno.

Sigo eu, encontrando cervejas diferentes de lugares diferentes.

Até o próximo....

7 comentários:

  1. Boa noite Monich, acabei de entrar em contato com o e-mail: marcelo.ricardo.monich@gmail.com
    É seu atual ?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Samuel, obrigado pelo acesso e comentário.
      Sim esse é o meu e-mail.
      Seguimos trocando informações.
      Um abraço.
      Monich

      Excluir
  2. Olá Monich, boa noite!
    Parabéns pelo site! Muito bom!
    Assim como o colega acima, também gostaria de entrar em contato por e-mail, se possível. Adiantei-me e enviei uma mensagem para o endereço acima informado pelo Samuel. Caso não seja este seu e-mail, agradeceria se pudesse entrar em contato comigo no seguinte edereço alansoares_2012@hotmail.com
    Grato,
    Alan.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Alan, obrigado pelo acesso e comentário.
      Excelentes cervejas.
      Um abraço.
      Monich

      Excluir
  3. É a primeira cerveja com trigo sarraceno que vejo. Neste sábado vou fazer Pilsen e vou adicionar trigo sarraceno tostado o sabor é bom próximo de amêndoas tostadas.

    ResponderExcluir
  4. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir