terça-feira, 20 de maio de 2014

Goliath da Wychwood - Feita por Duendes?

Mesmo já tendo uma boa diversidade de cervejas aqui em Joinville, tenho amigos de verdade que gostam de trazer cervejas diferentes de presente. O Eduardo Paiva estava de passagem em Curitiba e trouxe essa bela Goliath. Hoje é possível encontrar essa cerveja em Joinville mas essa eu ganhei em 2012. Gostei bastante da garrafa, bem chamativa, com formato diferente, com tampinha estampada e bem interessante. Rótulo bem desenhado e criativo.

Goliath - Foto by MRMonich

No copo um líquido âmbar, brilhoso e translúcido Creme perolado de boa altura, média consistência e boa duração. 
Gostei bastante também dos aromas com destaque para os toques de pão fresco, biscoito, levíssimo tostado, mel, caramelo e lúpulos florais presentes. Também um leve frutado.
Bom sabor, iniciando com maltes caramelos, leve gosto de mel, frutados de pêssego. Amargor médio e leve refrescância vinda do lúpulo. O retrogosto é curto e limpo. Cerveja de corpo médio baixo, de média carbonatação e fácil de beber. Gosto dessas criatividades não só das cervejas mas também das garrafas, dos rótulos e até da tampinha. Demonstram que a cervejaria é realmente diferenciada.

Resumex:
Estilo: 8C. Extra Special/Strong Bitter (English Pale Ale)
Álcool (%): 4,20%
Ingredientes: Agua, malte, lúpulos e levedura
Cervejaria: Wychwood Brewery
Site: http://www.wychwood.co.uk
Localização da Fábrica:  Witney - Oxfordshire - Inglaterra
Tipo de Copo: Pint
Temperatura de serviço: entre 5°C. e 7°C
Envase: Garrafa
Volume: 500 ml
Preço Médio: R$ 25,00
Onde comprar: Em Joinville já encontrei essa cerveja no Zuffa

Degustada em: 27/01/2013

Curiosidades:
  • A cervejaria foi fundada em 19838 por Paddy Glenny.
  • É uma cervejaria bastante conhecida em função da inspiração em suas cervejas e rótulos baseadas nos mitos e lendas da Floresta Wychwood.
  • O mascote da cervejaria é um Duende macabro e a tampinha tem o desenho de uma bruxa voando em sua vassoura.
  • A Goliath, assim como as demais cervejas, é inspirada em lendas e mitos. Ela é fabricada com maltes Pale Ale e Cristal, lúpulos ingleses Fuggles e Styriang Goldings.
  • A sugestão é harmonizar a Goliath com carnes vermelhas e especialmente com costela.


Mais sobre o Estilo:
Conforme o BJCP (Beer Judge Certification Program) o Estilo 8. English Pale Ale é subdividido em três:
8A. Standard/Ordinary Bitter
8B. Special/Best/Premium Bitter
8C. Extra Special/Strong Bitter (English Pale Ale)
A classificação em um estilo ou outro está relacionada com os ingredientes, tipos de maltes, graduação alcoólica, coloração e IBU amargor. A Goliath é classificada como 8C, também conhecida como ESB - Extra Strong Bitter. Conforme Ronaldo Morado, no livro "Larousse da Cerveja", as cervejas desse estilo são mais encorpadas, amargas e alcoólicas que as dos outros dois estilos desse grupo.

Cerveja em Vídeo:

Eu procuro, normalmente, vídeos de comerciais da cervejaria ou mesmo da cerveja. Nesse caso não encontrei nada de vídeos comerciais. Segue um link para o próprio portal da cervejaria com alguns videos legais deles sobre o processo de produção. 
Meu Ranking no Estilo:

Aos poucos vamos degustando o que aparece de novo nesse estilo.É hora de atualizar o ranking:
01 - Wells Bombardier
02 - LandLord Strong Pale Ale
03 - Goliath
03 - Bamber ESB
04 - Bierland Pale Ale
05 - Double Century
06 - Ouropretana Uncle John
07 - Mastra Dorada

Sigo eu, degustando cervejas que nem lembro se comprei ou se ganhei, mas bebendo.

Até o próximo....

quarta-feira, 14 de maio de 2014

Emenda para inclusão de Micro Cervejarias no Simples NÃO é aprovada!

Pois é, apesar do apelo da comunidade cervejeira e do esforço de última hora da ABM - Associação Brasileira de Micro cervejarias, não foi dessa vez que as micro cervejarias entram no simples Nacional.


Plenário da Câmara dos Deputados
Esse não é um projeto novo e tem o objetivo de equalizar a tributação nacional incluindo mais setores no regime simplificado de tributação de micro e pequenas empresas.

Ontem foi votada a emenda para inclusão ou não de micro cervejarias, porém o resultado foi pela NÃO inclusão.

Há um bom tempo outros setores estão fazendo lobby para uma votação favorável para seus setores e há até quem garanta que há lobby das grandes cervejarias para que a votação contrária para as micros cervejarias.


Vejam a orientação de voto feita pelos partidos.



Considerando que muitos deputados não devem nem estar aí para o assunto, muitos, provavelmente, votaram pela orientação.

Atualmente temos 513 deputados.

Para aprovação da emenda é necessário obter 51% dos votos favoráveis, o que representa 257 votos.

Bom, 34,5% dos deputados (177) nem apareceu para votar, ou, se estava lá, não votou.

Votaram a favor, 201 deputados.

131 foram contra, 2 com abstenção e dois com art. 17

Apesar da derrota, valem algumas análises:


  • Apenas o estado do Amazonas teve 100% de votação e todos os 8 deputados votaram a favor da inclusão.

Vejam a votação por estado.





  • Os partidos PRP e o PSOL tiveram 100% de votação, sendo que todos os 3 deputados do PSOL votaram a favor da inclusão. Já o PRP ficou dividido com um deputado a favor e outro conta. 


Vejam a votação por partido.




Vejam também os votos individuais:


 
 
 
 



As informações sobre a lsita de deputados foi obtida do Portal da Câmara dos Deputados.

Clique Aqui para ver a lista oficial dos votos você obtém também no nesse portal 

Vale o aprendizado e a atenção para participar mais da política.

Vamos adiante.

Até o próximo.....

segunda-feira, 12 de maio de 2014

Dicas para Caseiros - Fermentação Máxima - Até onde minha cerveja pode atenuar?

Ultimamente tenho estudado bastante sobre o processo de produção de cervejas. Nesses últimos meses tenho aprendido muito com os professores e colegas do curso de Tecnologia e Prática Cervejeira do SENAI que acontece aqui em Joinville. Os professores trazem toda a experiência da vida prática em grandes cervejarias e os colegas dividem suas experiências, tanto caseiras como em cervejarias. E assim vamos aprendendo cada vez mais.

Vou aproveitar e compartilhar um pouco do que aprendo, criando post com dicas interessantes para os cervejeiros caseiros.

Essa primeira dica é sobre até onde pode fermentar o mosto que você produziu. Essa dica é legal porque muitas vezes ficamos aguardando tempo desnecessário, esperando fermentar, ou acabamos transferindo a cerveja para maturação antes do fim da fermentação.

Ambas situações são ruins e o ideal é sabermos qual é o nosso Extrato Limite. Até onde minha cerveja pode atenuar?

Mesmo com a ajudas de softwares como o Beer Smith, muitas vezes nossa mostura faz com que a quantidade de açúcares fermentecíveis e não-fermentecíveis seja diferente da prevista na receita. Ou seja, na teoria é uma coisa, mas na prática pode ser outra, em função de várias variáveis. 

Nesse caso, o que esse post pretende ajudar é na identificação da FG máxima com o mosto produzido.

Essa técnica foi sugerida em sala de aula pelo nosso confrade Michael Dresch lá de Estrela que faz muito esforço para estar presente no curso em Joinville. Valeu Michael.

Como é que vamos saber o extrato limite então?

Sabe aquele mosto que você utiliza para medir a densidade original? Então, ao invés de jogar fora, coloque em um recipiente ou garrafa e lembre e inocular um pouco de levedura nele. Pode até ser levedura de pão, mas o melhor é que seja a mesma levedura que você vai inocular no mosto. 

Ponha um guardanapo sobre o recipiente ou garrafa. Lembre que vai fermentar, então não pode ficar lacrado. Deixe esse recipiente ou garrafa em temperatura ambiente. Se possível, deixe onde pega sol para que a fermentação ocorra mais rapidamente. Se a temperatura ambiente estiver muito baixa, dê um jeito de aquecer o ambiente próximo da garrafa para garantir que a fermentação ocorra de forma acelerada.


Após uns três dias nessa temperatura ambiente, transfira a cerveja novamente para a proveta, faça a medição de temperatura.


Faça a medição da densidade e faça a correção em função da temperatura da medição.


Para esse exemplo nós produzimos um mosto com 1,075 de densidade original, já ajustando a temperatura.

Após três dias de fermentação em temperatura média de 29 graus, fiz o teste e a densidade limite é de 1,020 já corrigindo com a temperatura da medição.

Ou seja, esse é o extrato limite dessa cerveja.

Valeu pela dica Michael.

Sigo eu, dividindo as boas dicas recebidas dos amigos.

Até o próximo...

quarta-feira, 7 de maio de 2014

DESAFIO MALTE WEYERMANN ® “SPECIAL W” ® Leva o Vencedor para Alemanha

Confrades cervejeiros caseiros, pra quem gosta de obter uma avaliação profissional sobre suas produções, o ano de 2014 está repleto de bons concursos. Alguns já tradicionais outros com novidades.

Vou tentar resumir alguns deles e divulgar aqui. Então já vou aproveitar e iniciar pelo DESAFIO MALTE  WEYERMANN ® “SPECIAL W” ®

Uma pena que as inscrições já estão encerradas.


Uma iniciativa conjunta da Master Brau, Maltarias Agrária® e Weyermann®, contando também com o apoio do Instituto Joinvilense da Cerveja e do Mais Bier Pub. Na verdade é um concurso com um desafio.

A cerveja caseira participante deve conter, em sua composição, única e exclusivamente maltes da Agrária Malte e/ou Weyermann, sendo que pelo menos um dos maltes terá que ser necessariamente o malte estilo Belga “SPECIAL W” ® da Maltaria Weyermann ®, 
considerada a melhor maltaria do mundo. 

O destaque fica para a premiação do vencedor:

1º lugar 

  • Troféu Mestre Cervejeiro “Curt Zastrow” 
  • Certificado de participação 
  • Viagem à Alemanha (incluso passagem aérea e hospedagem) para participar da feira Brau Beviale de 11 a 13 de novembro em Nuremberg, onde será servida a cerveja vencedora no stand Weyermann® 
  • Produção da receita vencedora na planta da Maltaria Weyermann® para serem disponibilizadas ao público em geral que for visitar o stand da Weyermann® durante a maior feira do setor cervejeiro Brau Breviale de 11 a 13 de novembro em Nuremberg. 
  • Produção da receita vencedora no Brasil para serem disponibilizadas ao público em geral através de venda no Mais Bier Pub e distribuídas nos eventos da Cooperativa Agrária e Master Brau 
  • Criação de um kit caseiro de 20 litros que levará o nome do cervejeiro e será vendido através da Master Brau® e seus parceiros. 
  • Divulgação na imprensa brasileira e internacional, sites oficiais da Weyermann®, Agrária®, Master Brau®, além de blogs e redes sociais cervejeiras. 


2º Lugar  

  • Medalha 
  • Certificado de participação 
  • R$ 150,00 em insumos da Agrária® / Weyermann® a serem retirados na Master Brau 
  • ou seus parceiros. 


3º Lugar

  • Medalha 
  • Certificado de participação 
  • R$ 100,00 em insumos da Agrária® / Weyermann® a serem retirados na Master Brau 
  • ou seus parceiros. 



O regulamento é simples e facilita a participação de todos. Você pode baixar o regulamento em http://valedolupulo.com/REGULAMENTO-DESAFIO-SPECIAL-W.pdf






E vamos para as panelas.

Até o próximo...